segunda-feira, 29 de novembro de 2010

AFASTAMENTO PARA O CONGRESSO DA APEOESP

Despacho do Secretário, de 25-11-2010

Protocolo: 556/0001/2009

Interessado: APEOESP

Assunto: Afastamento

Diante dos elementos de instrução que constam dos autos, e atendidas as disposições do artigo 69 da Lei 10.261/68, autoriza, nos termos propostos, o afastamento de professores para, nos dias abaixo especificados, participarem do enveto promovido pelo Sindicato de Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo-APEOESP: 01,02 e 03-12-2010: XXIII Congresso Estadual de Educação. Encontro de professores para debate de temas pedagógicos educacionais.

APEOESP ingressará com ação judicial contra o SARESP

O SARESP deste ano de 2010 realizado nos dias 17 e 18 de Novembro foi aplicado a 2,4 milhões de alunos, foi noticiado em diversos meio de comunicação e também comprovado pelo Sindicato que as provas foram acompanhadas de muitos erros e problemas, os quais colocam em dúvida a credibilidade da avaliação. Houve relatos de gabaritos e folhas de respostas que não correspondiam às respectivas disciplinas, uso de celular durante a prova e até mesmo imagem de uma professora auxiliando o aluno a responder.

O SARESP é a prova que gera o índice do IDESP e este índice está associado ao bônus que o professor recebe, a APEOESP é contrária a atitude do governo em associar o desempenho dos alunos com o bônus pago aos professores e também é contrária ao gasto de dinheiro público para realizar uma prova de credibilidade duvidoso, pois da forma que está sendo utilizado seus resultados pouco contribui para a melhoria do ensino na rede pública do Estado de São Paulo.

Mais informações são encontradas no Fax 87 da APEOESP.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

AVALIAÇÕES

Prova para os professores OFAs 05/12/2010.
Prova da 3º Etapa do Concurso Público para ingresso de professores PEB-ll 19/12/2010.
As duas provas iniciarão às 8h:30minutos e terão 4 horas de duração.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

POLÍTICAS EXCLUDENTES DO GOVERNO

ATRIBUIÇÃO DE AULAS

O governo do Estado de São Paulo continua tratando os professores e a escola pública com desrespeito, autoritarismo e descaso. Isto ficou demonstrado na audiência de 12/11 no Fórum da Fazenda Pública, perante o juiz da 3ª Vara, do Promotor do Ministério Público e da diretoria da APEOESP. Nesta audiência a APEOESP defendeu a atribuição de aulas por faixas, preponderando o tempo de serviço e a habilitação de acordo com o artigo 62 da LDB: primeiro os professores categoria F, depois os da categoria L e no final os da categoria O. Reafirmou também a atribuição de aulas centralizadas nas DREs e ajustes no processo de atribuição, visando torná-lo mais organizado e justo. Os representantes da Secretaria da Educação e da Procuradoria Geral do Estado, entretanto, mantiveram as posições anteriores, não demonstraram disposição para alterações. No dia 1º de janeiro de 2011 um novo governo estadual toma posse, e sua natureza é a mesma de Serra e Goldman.

FÉRIAS E RECESSO

Há boatos muito fortes na rede de que a Secretaria da Educação modificará o sistema de férias e recesso, de modo que as férias de janeiro seriam de apenas 15 dias e o restante seria usufruído em julho. Não há nada oficial publicado sobre este assunto e tampouco a Secretaria informou o sindicato sobre qualquer intenção neste sentido.

MUDANÇAS NO DPME

Em 13 de agosto, a APEOESP reuniu-se com a direção do Departamento de Perícias Médicas do Estado (DPME) para cobrar providências sobre vários problemas enfrentados pelos professores. Até a presente data, já conseguimos assegurar a implementação do agendamento online para as perícias médicas; agilidade na publicação dos resultados dos recursos e a descentralização das perícias para toas as regiões do Estado.

FALTAS DA GREVE

A Secretaria da Educação até o momento não informou a APEOESP da retirada das faltas da greve, as quais foram repostas pelos professores, em virtude disto, a APEOESP ingressará com ação judicial coletiva visando a retirada das faltas.

Mais informações no Fax 86 da APEOESP

terça-feira, 16 de novembro de 2010

CONVOCAÇÃO

O Coordenador da Subsede Regional da Apeoesp, CONVOCA todos os Delegados para uma reunião que ocorrerá na cidade de Dracena, no próximo dia 20/11, com saída às 10:00h, do referente dia da Subsede.
A pauta na reunião de Dracena versará sobre o tema do XXIII Congresso "Na escola pública, professora, alunos e funcionários escrevem o futuro do Brasil", oportunizando traçar estratégias políticas para os embates que ocorrerão na plenária do Congresso e para tanto solicitamos que levem o encarte com a teses.
As despesas com o transporte e alimentação ocorrerão por conta da subsede e os Delegados ausentes deverão apresentar justificativas por escrito, junto a subsede, que as remeterá à Diretoria Central.
No aguardo da confirmação da participação,

Carlos Roberto de Agustino
APEOESP - Subsede de Araçatuba

domingo, 7 de novembro de 2010

CORAL DA APEOESP DE ARAÇATUBA ENCANTA E BRILHA

Ocorreu na noite de 28/10/2010, no Teatro Municipal Paulo Jorge o II Encontro Lítero Musical, onde nosso coral entre os diverso das subsedes é considerado um dos melhores do sindicato, sendo também reconhecido e aclamado no "Encontro Latino-americano para a melhor idade", no Balneário de Camburiú, Santa Catarina, e para o qual foi convidado a se apresentar em abril de 2011.

Com os recintos do teatro lotado tivemos o privilégio de pareciar boa música de grupos de seresta, de poemas cantados e declamados pelas notáveis Roseli, Debora e Profª. Cidinha Baracat.

Expressamos nossos sinceros elogios a nossa competente maestrina, Profª. Marinete Ap. Neves Capossoli, a todos os componentes do coral, entre eles a nossa coordenadora do Departamento Cultural da Subsede, Profª. Rita, que tanto engrandecem nossa Regional.